02/02/13 - Detento de Muriaé é aprovado na Universidade Federal de Viçosa



A conquista da nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do Sistema Prisional e a classificação geral obtida pelo detento Bruno Eduardo Oliveira Reis, da Penitenciária Dr. Manoel Martins Lisboa Junior, de Muriaé, na Zona da Mata, levou o preso a conquistar uma vaga na Universidade Federal de Viçosa (UFV). O detento foi um dos 3.141 inscritos, de 95 unidades prisionais de Minas Gerais, na terceira edição do Enem Prisional. O número de presos que prestou os exames em 2012 foi quase quatro vezes maior do que o de 2011, quando 795 presos de 43 unidades prisionais se inscreveram para o exame.
Na mesma penitenciária onde Bruno cumpre pena, outros 32 presos fizeram a preparação e a prova. Na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), além da aprovação de Bruno na UFV, outro presidiário obteve seu certificado de conclusão do Ensino Médio.
Quando saiu o resultado, não houve muito espanto. “Fiquei surpreso, mas eu sabia do meu potencial”, afirma Bruno. A pedagoga da unidade o inscreveu no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e, com a média de 666,40 no Enem, o preso, ainda na primeira chamada, conseguiu uma vaga no curso de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Com uma procuração, seu pai fez a matrícula na cidade, que fica a 85 km de Muriaé.
 
Fonte: SEDS
 
Para refletir: Os presos do presídio que você visita tiveram a oportunidade de fazer a prova do ENEM?

Nenhum comentário:

Postar um comentário